sábado, setembro 19, 2009

Ganhei o Euromilhões...e agora?

Na sexta passada houve mais um jackpot do Euromilhões. 100 milhões de euros. E claro, como é assunto para encher mais uns minutos de noticiários de qualidade duvidosa, voltou a repetir-se o que é habitual nestas alturas. A equipa de reportagem vai até à rua às casas de apostas entrevistar as pessoas e fazer-lhes a pergunta da praxe : O que faria se ganhasse o Euromilhões?

As respostas são, igualmente, as mesmas de sempre. Comprava um carro novo, comprava uma casa nova, ia de férias 1 mês para as Caraíbas, acabava de pagar a  minha casa, pagava uma casa aos meus filhos, deixava de trabalhar, etc... Mas como é isto possível?!? Ganha 100 MILHÕES de Euros e comprava um carro novo que custa (vá, suponhamos que era um Graaaande carro) 100.000 Euros?!? E o resto do dinheiro? Fazia o quê?!? Não tem mais objectivos na vida? Trabalha a vida toda para comprar um carro?!?

Eu, se ganhasse tal dinheiro, tinha projectos para o investir todo ou quase todo num ápice, e sem gastar em luxos ou mordomias ou ainda em algo que não gastasse agora. Os meus projectos passam pela criação de um Parque Aventura e Biológico, um Zoo, um complexo de Turismo Rural com a componente de aventura e lazer. Criação de postos de trabalho directos, neste projecto, e noutro: recuperação e imóveis históricos e antigos. Criação ou apoio directo de instituição de solidadriedade social e jovens. Tudo isto na minha terra, claro. Já fiz as contas e conseguia gastar o dinheiro todo sem chegar a ir de férias, por exemplo.

Tiro daqui uma conclusão. Os entrevistados ou são (lamentavelmente) egoístas e só olham para os seus interesses e nem pensam sequer em ajudar o próximo (quanto mais muitos ´"próximos") ou são (também lamentavelmente) curtos de vista e nem tem cabeça para ter idéias inovadoras, ou quanto muito ter ideias sequer. Uma pena.
Outra coisa curiosa é que a maioria dos entrevistados (e dos que jogam nestes jogos) são idosos ou estão a caminho disso, o que revela as mentalidades que foram a população activa nos anos 60, 70 e 80. Percebo agora de onde vem parte do atraso que o nosso país ainda vive. Digo ainda pois espero que as coisas melhorem substancialmente.

5 comentários:

OzzyWolf disse...

Nãããã!
Mas a tua geração é que é a "geração rasca"!

Olha, eu contratava-te para me investires o dinheiro. E nem precisavas ir de férias.

Cláudio Cortez disse...

Fica combinado!
Isso é para quando? Tens previsão?:)

Anónimo disse...

Boas tardes.

Espero que efectivamente um bolo considerável lhe toque neste ou noutro jogo. São precisas de facto mentalidades assim para gerir as coisas.
Estou certo de que não adquiria nenhum Aston Martin de 195.000€ em segunda mão, nem construiria a casa dos seus sonhos, ou tiraria um par de meses de descanso que fosse. Spa's, termas, viagens à volta do mundo, cultivar-se de experiência de vida, antes de investir com vistas largas, "na sua terra claro".
Primeiro devemos organizar a nossa vida, para podermos depois ajudar a organizar a dos outros. Primeiro devemos analisar-nos, para podermos posteriormente criticar os demais.
Boa sorte... Esta semana são só 77.000.000. Não é de facto muito, mas já dá uma ajuda.

Anónimo disse...

Para te ser sincero, acho esse teu post uma treta e completamente descecessário. Falar é muito fácil, agora fazê-lo é outra coisa não é?? Tu nunca tiveste nessa situação nem sabes o que é que essas pessoas realmente fizeram ao dinheiro...Só fizeste esse post pra te vangloriares que és um bom samaritano? Ainda pra mais insultas e generalizas, com base num argumento patético, toda uma geração que envolve os nossos pais. Lamentável....

Cláudio Cortez disse...

Para começar, acho sempre um comentário de valor quando vem de alguém que não assina. Não tem qualquer significado a não ser falta de coragem de quem o escreve.