Na sexta passada houve mais um jackpot do Euromilhões. 100 milhões de euros. E claro, como é assunto para encher mais uns minutos de noticiários de qualidade duvidosa, voltou a repetir-se o que é habitual nestas alturas. A equipa de reportagem vai até à rua às casas de apostas entrevistar as pessoas e fazer-lhes a pergunta da praxe : O que faria se ganhasse o Euromilhões?
As respostas são, igualmente, as mesmas de sempre. Comprava um carro novo, comprava uma casa nova, ia de férias 1 mês para as Caraíbas, acabava de pagar a minha casa, pagava uma casa aos meus filhos, deixava de trabalhar, etc... Mas como é isto possível?!? Ganha 100 MILHÕES de Euros e comprava um carro novo que custa (vá, suponhamos que era um Graaaande carro) 100.000 Euros?!? E o resto do dinheiro? Fazia o quê?!? Não tem mais objectivos na vida? Trabalha a vida toda para comprar um carro?!?
Eu, se ganhasse tal dinheiro, tinha projectos para o investir todo ou quase todo num ápice, e sem gastar em luxos ou mordomias ou ainda em algo que não gastasse agora. Os meus projectos passam pela criação de um Parque Aventura e Biológico, um Zoo, um complexo de Turismo Rural com a componente de aventura e lazer. Criação de postos de trabalho directos, neste projecto, e noutro: recuperação e imóveis históricos e antigos. Criação ou apoio directo de instituição de solidadriedade social e jovens. Tudo isto na minha terra, claro. Já fiz as contas e conseguia gastar o dinheiro todo sem chegar a ir de férias, por exemplo.
Tiro daqui uma conclusão. Os entrevistados ou são (lamentavelmente) egoístas e só olham para os seus interesses e nem pensam sequer em ajudar o próximo (quanto mais muitos ´"próximos") ou são (também lamentavelmente) curtos de vista e nem tem cabeça para ter idéias inovadoras, ou quanto muito ter ideias sequer. Uma pena.
Outra coisa curiosa é que a maioria dos entrevistados (e dos que jogam nestes jogos) são idosos ou estão a caminho disso, o que revela as mentalidades que foram a população activa nos anos 60, 70 e 80. Percebo agora de onde vem parte do atraso que o nosso país ainda vive. Digo ainda pois espero que as coisas melhorem substancialmente.
Nova página no Facebook
Há 15 anos