sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Cães...ou donos perigosos?!?

Ontem mais uma vez foi notícia um Pitbull que arrancou um dedo a uma criança que com ele brincava.

Nada disto é novo e infelizmente repete-se com demasiada frequência para ser levado de ânimo leve e sem tomarmos medidas. Sim, tomarmos medidas todos, porque só assim conseguiremos que algo mude.

Não sou extremista que os cães de raças consideradas perigosas (inclusivé em Decreto-Lei) devessem ser eliminados ou proibidos, mas também não sou pessoa de viver para salvar todo e qualquer animal que esteje vivo, como acontece a quem tem dezenas de cães e gatos em casa, ou ando a mandar spam e mais spam a oferecer cachorrinhos, gatinhos e afins.
No entanto, não entendo porque é que se continuam a perpetuar estas modas, manias e pancas de que ter um cão dito "perigoso" faz do seu proprietário um ser superior e capaz de enfrentar tudo e todos. Provavelmente num determinado episódio da sua vida terá que enfrentar o seu próprio cão, que em tempos acarinhou e provavelmente pagou para o ter.

Assim como há esta moda há outras também graves, como o Tunning ou os telemóveis, todas elas reflexo da sociedade altamente influenciável que hoje temos no nosso país. E o que mais me preocupa é que são os mais jovens os que mais estão a demonstrar essa faceta! Mas um dia talvez escreva sobre isto...num dia que provavelmente esteje irritado, como agora estou com esta questão dos cães.

Na minha opinião muitas pessoas que têm animais domésticos simplesmente não os deviam ter, porque basicamente não têm condições para os ter. E que as tem, ou tem poder de compra, ou nao tem e trata os animais com algum desprezo.

Irrita-me sair de casa para ir a qualquer lado, minimamente arranjado, entro no elevador e quando estou a descer ele pára, e já ouço as unhas dos ditos a arranhar a porta. Assim que esta abre entram que nem loucos, não respeitando quem já lá vai dentro, saltando para a roupa, babando-se e roçando-se sem qualquer repreendimento do seu dono. Ah, claro, o repreendimento é para o dono, pois ele já que tem animais num prédio devia respeitar os outros condóminos e no m+inimo andar com eles presos. Já para não falar com o habitual xixi no chão do elevador que depois ninguém fez, para além do cócozito no passeio...mas tudo bem! Não tenciono entrar na casa de pessoas assim, pois as experiências que já tive foram...más, muito más.


Senhores Pintas & Afins, podem estar certos que não vou tolerar a vossa ignorância e falta de respeito, quer com os animais (que não são menos que nós para sermos seus "donos") quer comigo. Se os têm, assumam os deveres e as consequências dos seus actos. Senão quem passa a andar de trela são os senhores!!

Sem comentários: